" Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as suas mãos.Ainda de noite se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas. Abre a sua mão ao aflito; e ao necessitado estende as suas mãos." PV31:13,15, 20
Família é importante para Deus. Deus constituiu a família, antes mesmo de constituir a Igreja. E como cada uma das suas criações, ele fez um plano para o seu êxito, e a essência deste plano é o amor. Assim, o desafio é ... como podemos amar a nossa família? No post anterior, vimos que o primeiro passo para amar a nossa família é construir a confiança. A segunda etapa é a de servir nossa família com alegria.
A filosofia mundana ensina que precisamos amar a nós mesmo e servir a nós mesmos - e não aos outros. A mulher de Provérbios 31 teve todas as oportunidades para viver uma vida de lazer e pensar só nela: ela tinha um marido proeminente; ela tinha muita influência; ela era conhecida e ativa na comunidade; Mas ela levantou-se quando ainda estava escuro para fazer o pequeno almoço para a família e para aqueles que a serviram. Provérbios 31:13 nos diz que ela "trabalhou de boa vontade com suas mãos." O significado literal de "boa vontade" é "com prazer ou alegria ." Em outras palavras, ela escolheu para servir com alegria. Mesmo tendo uma vida bem corrida, cheia de tarefas e compromissos, ela escolheu servir com alegria a sua família. Isto significa que podemos escolher servir nossa família com alegria também. Jesus nos ensinou uma grande verdade: que o serviço é um resultado natural do amor.
"Porque, a liberdade queridos irmãos, que lhe foi dada: não a liberdade de fazer o mal, mas a liberdade de amar e servir uns aos outros."Gálatas 5:13
No entanto, muitos acham mais fácil servir a todos no amor, menos a própria família. Quantas familias já foram desfeitas, e quantas estão em crise, porque a esposa ou o esposo tem tempo para todos, menos para a família. Servir a família não deve ser um fardo, deve ser um prazer e a melhor maneira de ensinar sua família a servir é servindo-os.
Planejando bem
"... dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça."Provérbios 31:15 b, 21, 27
Planejamento evita o caos. Esta mulher está no controle da sua casa . O controle veio de um bom planejamento. Ela dominou a habilidade de cuidar da casa . Ela ordenou as suas prioridades, depois organizou a sua vida. Ela não permite que outros definam para ela, mas fez o que era importante, não só o que era urgente. Você já reparou que as vezes somos tentados a fazer somente as coisas urgentes, e deixamos o que realmente é importante na vida? Temos de definir as prioridades da família, porque se não o fizermos, não teremos sucesso.
A mulher de Provérbios 31 sabia o que precisava ser feito e se certificou de que ele foi feito primeiro e no caminho certo. Ela não tinha medo do inverno, porque ela estava preparada.
É na família que devemos ter os relacionamentos mais satisfatórios terrena. Se isso não acontecer, o problema pode ser com o nosso planejamento. Aqui estão algumas dicas práticas para o planejamento:Organize o seu tempo, promova momentos de diálogos, para eleminar as coisas que ferem sua família, se possível inclua toda a família no trabalho, delegando a cada um responsabilidades, e não esqueça do mais importante, de demonstrar seu amor para a sua família.
É na família que devemos ter os relacionamentos mais satisfatórios terrena. Se isso não acontecer, o problema pode ser com o nosso planejamento. Aqui estão algumas dicas práticas para o planejamento:Organize o seu tempo, promova momentos de diálogos, para eleminar as coisas que ferem sua família, se possível inclua toda a família no trabalho, delegando a cada um responsabilidades, e não esqueça do mais importante, de demonstrar seu amor para a sua família.
Trabalhe duro.
"Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.PV 31:16-18
Não há nada de preguiça nas vida dessa mulher! Preguiça não deve fazer parte de nosso caráter como mulheres de Deus. Ela é uma mulher ocupada. Eu acredito que uma mulher pode ter tudo - uma carreira, uma família, um ministerio, desde que haja prioridades em sua vida Essa mulher tem um forte senso de quem ela é, e porquê Deus a criou.. Ela tem um plano claro para a vida. E note que ela não faz todo o trabalho sozinha. ( esta é a sua justificação bíblica para uma empregada doméstica ou para o trabalho em conjunto?) Trabalhar em conjunto cria um senso de família. Em uma pesquisa nacional, milhares de crianças em idade escolar foram convidados a responder:"O que torna uma família feliz?" O mais citado para a chave da felicidade foi "fazer as coisas juntos".
Uma mulher que ama sua família está disposta a trabalhar incansavelmente para eles e com eles.Demostre quanto você os ama, servindo a todos com amor.
Adriana de Paula
Secretária da USADECRE.
Secretária da USADECRE.