Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Cem anos atrás, quando foi comemorado o primeiro Dia Internacional da Mulher , os socialistas, que convocou a conferência não poderiam imaginar um mundo onde as mulheres seriam autorizados a votar e participar em todos os níveis da economia, num mundo onde as mulheres deixariam a sua casa e seus afazeres em busca de igualdade financeira, um mundo onde as mulheres não seriam mais de propriedade de seus maridos. Era suposto que a revolução feminina nos daria maior realização e liberdade, mais infelizmente não foi bem assim. Nunca se viu em toda a história mulheres tão cansadas e sobrecarregas, porque em busca de suas próprias realizações, muitas ficaram sozinhas na luta pela sobrevivência e responsabilidades pela famíla. Em vez da tão desejada 'liberdade', fomos acorrentadas por uma cultura onde se cultua o corpo e dita os padrões de beleza. Cada vez mais, vemos meninas e jovens que na busca da beleza imposta pela mídia, que veicula imagens de corpos perfeitos com suas modelos magérrimas, se aprofundando em práticas como a anorexia, bulina e outros transtornos alimentares. A suposta 'libertação' do século 21 parece que não nos libertou, ao contrário parece com nos encarcerou em um cárcere de dúvidas sobre o que estamos fazendo como mulheres, sobre a nossa essência e o propósito da nossa criação.
Deus não quer que sintamos confusa a respeito da nossa chamada e do nosso propósito. É por isso que Jesus em seu ministério valorizou as mulheres, em uma época que as mulheres eram totalmente descriminadas. Ele violou regras, quebrou tabus, foi pela contra mão da cultura de sua época para trazer à mulher dignidade e respeito. Ele colocou a sua reputação em cheque, quando parou à beira de um poço, para saciar a sede espiritual de uma mulher... Ele foi na contra mão, quando Ele apareceu primeiro a Maria Madelena, fazendo dela uma testemunha ocular da sua ressurreição quando as mulheres não eram consideradas uma testemunha idônea...Ele foi mal interpretado quando permitiu que uma mulher pecadora lavasse os seus pés com lágrimas e enxugasse com os seus cabelos...Ele libertou uma mulher que estava condenada à morte por ter sido pega em adultério... Ele enfrentou a ira dos judeus quando em um sábado curou uma mulher que havia dezoito anos que sofria de uma horrivel enfermidade...
Foi revolucionário o modo como Jesus tratou as mulheres. Ele as tratou com dignidade, as valorizou, e as libertou das suas dores, enfermidades e pecados. O movimento feminista reenvidicava algo que Jesus já havia feito, mas com uma expectativa diferente, com uma expectativa na eternidade.
Celebramos este dia com alegria por tudo aquilo que Jesus fez por nós e fará, pois a vontade de Deus é que sejamos livres. Livre dos nossos pecados, dos nossos medos, das nossas angustias, das nossas frustrações, e para que isto aconteça basta conhecermos a Jesus , que é o caminho a verdade e a vida ( Jo 14.6) , que é a verdade que liberta.
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará " ( Jo 8.32) e então você será uma mulher livre.
Feliz dia da Mulher!
Adriana de Paula