Pages

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Carta da irmã Cecília Mendes - Mantova - Itália

        A igreja amada, a eleita do senhor, graça e paz. Pr. amado e toda igreja reunida no nome do Senhor Jesus Cristo, nome este que se reverencia no céu, na terra e debaixo da terra, neste nome eu vos saúdo com a paz do Senhor. Nome que tem poder de abrir os céus e fechar o inferno.
       Amados, venho uma vez mais, trazer alguns relatos do que tem ocorrido na vida desta humilde serva do Senhor. Que por infinita misericórdia, fui chamada para anunciar o evangelho aos que desde o ventre e de geração em geração tem tido a palavra torcida, aos que poderiam ser berço dos que andam na luz, tornaram-se o berço dos que descem o vale da escuridão eterna. Eu tenho pra mim que anunciar o evangelho pra quem nunca ouviu, produz mais frutos, do que anunciá-lo a quem aprendeu de uma forma errônea e tortuosa, com toda sorte de heresias. Só Deus na causa, meus irmãos!
        Amados,já tenho como me comunicar com este povo, ainda que com muitas dificuldades, pois, o meu idioma é o portiliano ou Italiagues, ou seja: começo falando em português e   termino no italiano ou começo no italiano e termino em português, é de sorrir desta situação. Mas tive um grande progresso, pois tudo praticamente que leio em Italiano eu já entendo, isso talvez e de tanto ler a Bíblia em Italiano, já li o Novo testamento e  agora to lendo o Antigo testamento, tudo no ítalo!
Mas, continue a me ajudar em oração, pois o que tenho não é o suficiente pra eu anunciar o evangelho, e esta é a causa por eu estar aqui, e por esta causa tenho padecido! Dentro de mim minha alma geme e chora de desejo de anunciar com PALAVRAS, este   caminho,  de falar a VERDADE, pra que eles tenham a VIDA. Com palavras eu não tenho ainda falado aos italianos, falo aos brasileiros os quais tenho encontrado, mais com o meu comportamento, falo sem palavras, Glórias a Deus.
Quero vos contar um acontecimento muito difícil que passei aqui, amados, não é segredo pra quem me conhece, do problema respiratório que me aflige. Quando eu cheguei do Brasil, eu trouxe comigo alguns medicamentos de meu uso só que, com dois meses acabaram, então começou um grande problema, pois aqui não vende medicação sem receita médica e para obter receitas do médico, preciso ter a documentação legal do país; quatro meses se passaram e chega á primavera depois de um rígido inverno, é pólen das flores voando por toda Itália, sem medicamento há meses, meu organismo tornou-se bem frágil, então rapidamente a asma manifestou, eu creio que as orações de toda a igreja e as súplicas do meu filho com a dona da farmácia, Deus amoleceu o coração dela que por fim vendeu a medicação preventiva e não a do tratamento, pois a do tratamento é o governo que mantém, e para ter esse tratamento também é necessária a documentação, eu suportei até onde pude, usando só a medicação, que trata o efeito e não a causa, e fui ficando cada dia pior, só Deus sabe como me sentia, angústia do inferno invadiu a minha alma e laços de morte me cercaram, e eu já estava  duas noites sem dormir, devido o cansaço e falta de ar; e na segunda noite eu já muito enferma e triste de ver o que tava me acontecendo, sabendo que muitos irmãos estavam em oração e até em jejum pela minha vida, mas a todo tempo vigilante para não murmurar, e confiando contra a situação, então o celular tocou, era meia noite, assustei e pensei: quem será?

Como meu celular fica na cabeceira, eu o peguei e atendi do outro lado uma voz muito conhecida que jamais eu imaginava, que do outro lado perguntou: "Ò, minha irmã como você está?" era o meu amado irmão Pr. Samuel. Respondi que não estava bem! Já querendo desmanchar em pranto; foi quando ele tocado pelo Espírito de Deus, levantou um grande clamor pela minha vida, sem eu pedir, sem eu nem imaginar estava ele ali, pedindo compaixão do Senhor pela minha vida, sabe irmãos eu estou escrevendo isso e agora posso chorar. Sempre que lembro choro e transbordo em línguas por ver como nosso Deus faz. Não me recordo quais foram as palavras usadas por ele para suplicar a misericórdia de Deus, eu só sei que, eu que não podia deitar porque morreria asfixiada, nem caminhar até ao banheiro que é do lado do meu quarto pois não tinha forças, eu estava chorando sem poder, pois quando chorava, me faltava fôlego, respirar para mim era muito difícil, porém deixei o celular e nem vi a hora que deitei e dormi um sono profundo, pois aquele clamor foi como um bálsamo e me trouxe um refrigério, depois de 3:00 horas eu acordei.
No período deste sono eu tive um sonho, senti ser bastante significativo. Sonhei que, estava sentada em uma maca sendo examinada por um médico, e este tinha um estetoscópio azul clarinho, parecia de plástico, ele me examinou ouvindo o meu pulmão e sorrindo deu umas palmadas de leve nas minhas costas e disse: "Deste mau você não morre, fica tranqüila está tudo sobre controle!" e apontando para o lado me mostrou alguns corvos, senti como se eu estivesse no meu quarto e ele me falou: "Esta vendo os corvos? eles chegaram para comer sua carne, achando que você iria apodrecer e logo os espantou dizendo: "Xô, xô, aqui não é carne aqui é espírito e espírito não apodrece." Neste momento acordei, lembro-me que o médico era o meu pai Simplício Cerilo. Entendi então que apesar de estar passando aquilo tudo, Deus estava no controle como meu Pai Supremo e fiel; Ò glórias a Deus, aleluias!
Acordei sentindo ainda fadiga, porém, menos cansada, e assim que amanheceu o meu filho disse: - mãe eu vou a fábrica ver se consigo a sua medicação. Ás 09h00min horas ele voltou dizendo que não tinha conseguido e completou: não me importo com o que possa acontecer, não suporto mais te ver sofrendo assim, vamos ao médico agora. Rapidamente ligou para o patrão, que veio de imediato e me levou a pronto socorro, que fica na cidade vizinha. Nas primeiras medicações que foram feitas em mim meu organismo não respondia, então os médicos resolveram me internar; fizeram raios-X, todos os exames possíveis, de sangue, de coração, e tudo mais que eu nem sei para que tudo aquilo. Fiquei cinco dias internada, e nos primeiros três dias o meu organismo não reagia a nada, já no fim do terceiro dia começou a reagir, senti grande melhora; os médicos daqui não enviam para casa nenhum paciente antes de ter a certeza que o paciente esta totalmente fora de risco.
Enviaram-me para casa com muita medicação para ser usada caso eu sentisse a crise algum dia. Para glória de Deus, fui muito bem tratada estou sentindo muito bem de saúde, e ainda  engordei dois quilos e meio. 
Irmãos,não sei se isso só acontece aqui, ou em todo campo missionário, Mas vejo como se fosse assim: estamos com os pés feridos das escarpas dos montes, os joelhos desconjuntados dos caminhos que só se passa de joelho, as mãos cansadas da labutas, e os ombros feridos de carregar a cruz; então nos deparamos com uma rede macia, limpa e cheirosa, de baixo de  uma sombra tão fresca, uma canção de ninar suave nos convida pra tirar uma boa soneca, e sem percebemos já deitamos pois estamos cansados e preocupados, porém, não é aqui o nosso descanso, então quando percebe que não dormimos, somos lançados com tamanha brutalidade, que acrescenta dores a nossa tristeza; Houve dias meus irmãos, de abrir a minha boca em um grito mudo, que sai do profundo de minha alma, coisa que eu não tenho como expressar com o meu pobre vocabulário.
Oreis por mim amada igreja, pois vossas orações forma degraus para eu sair deste vale; mas não sozinha, e sim com um exército. Pois tenho me visto como Ezequiel, num vale de ossos secos, sequíssimos, e como Ezequiel eu quero autoridade de Deus para profetizar neste vale e ser levantado aqui um grande exército, em nome de JESUS. Sabendo amados, que todos nós fazemos parte deste tão grande projeto; a obra não é minha e sim do nosso Senhor. E naquele grande dia receberemos juntos os nossos galardões: Crê somente e verás! Óh glórias!   
Tenho sentido ardentes saudades, dos irmãos, dos louvores, dos templos e do povo Brasileiro, e isso muitas vezes me faz chorar. Nestas horas eu elevo os meus olhos para os montes, de saudades, de dificuldades e me pergunto de onde me virá o socorro? Meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra.



MANTOVA - ITÁLIA, 17-06-2010








Eu e o pastor Luiz Carlos Farinelli na Igreja em Dueville, e seus membros.

Modéstia: Uma Palavra aos Pais - Parte 4

Pais, eu quero incitá-los a assumir a responsabilidade pela vestimenta de suas filhas. Pais são absolutamente essenciais ao cultivo da modéstia. Quando uma jovem se veste imodestamente, normalmente significa que o pai dela falhou em conduzí-la, preocupar-se com ela e protegê-la. Sem o cuidado e a proteção de um pai, ela pode estar exposta diariamente às mentes cobiçosas de homens.
Minhas três filhas são agora crescidas e casadas, mas desde bem cedo eu procurei incutir nelas a importância da modéstia. Antes de uma peça de roupa tornar-se parte permanente do guarda-roupa delas, minhas filhas precisavam conseguir minha aprovação. Isto não era sempre fácil para elas nem para mim. Roupa modesta é difícil de achar. Às vezes, elas chegavam em casa depois de um dia inteiro fazendo compras somente para me ouvir dizer: "Isso não vai dar certo, meu amor. Eu sinto muito, mas estar exausta depois de um dia todo fazendo compras não é desculpa para falta de modéstia. Nós não vamos ceder."
Vejam o que aqui minha filha Nicole escreveu sobre como minha esposa e eu conduzimos suas irmãs e ela:
Meus pais se comprometeram em criar filhas modestas. Eles nos educaram sobre como os homens são estimulados visualmente. Eles examinavam qualquer peça de roupa que entrava na casa, aprovando ou enviando-nos de volta para a loja com o recibo. Eu admito que era frustrante gastar horas no shopping sem resultado algum. Havia momentos em que aquele desejo frívolo, egoísta de usar um jeans legal e justinho vencia meu desejo de servir outros. Era nessas ocasiões que minha mãe e meu pai me relembravam dos rapazes que estavam tentando glorificar a Deus. Minhas roupas poderiam ajudá-los ou impedí-los. Quando eles colocavam assim, eu logo me entristecia por causa do meu egoísmo.(2)
Pais, eu quero incitá-los a assumir a responsabilidade pela vestimenta de suas filhas. Pais são absolutamente essenciais ao cultivo da modéstia. Quando uma jovem se veste imodestamente, normalmente significa que o pai dela falhou em conduzí-la, preocupar-se com ela e protegê-la.
Nós não devemos simplesmente supervisionar os armários das nossas filhas, nós temos que ensinar-lhes a perspectiva de Deus sobre vestir-se com modéstia, e educá-las sobre as tentações dos homens. E nós precisamos ter padrões claros, baseados na Bíblia e não na cultura. Isto fará com que seja mais fácil para elas seguirem nossa liderança quando escolhas difíceis forem necessárias.
A autora Nancy Leigh DeMoss nos dá dois critérios simples para modéstia: Mulheres deveriam evitar "expôr partes íntimas do corpo" ou "enfatizar partes sedutoras do corpo." Minha esposa e minhas filhas (a meu pedido) compilaram sugestões mais específicas na sua lista Modesty Heart Check (3)
No final das contas, pais, seu trabalho de criar uma filha modesta culmina e termina no dia do casamento dela.
Vários anos atrás, meu amigo Lance Quinn pediu que eu e Carolyn falássemos à congregação dele, a Igreja Bíblica de Little Rock, em um retiro de fim de semana. Uma das mensagens que ele me pediu para compartilhar era sobre este tópico de modéstia. Na conclusão do sermão, o pastor de louvor da igreja, Todd Murray, apresentou um apelo adicional à congregação. Ele apelou a todas as moças que considerassem modéstia até mesmo ao fazer compras de um traje formal e vestidos de noiva. As palavras dele estavam carregadas de cuidado e compaixão, contudo elas trouxeram uma sobriedade apropriada. Aqui está um pouco do que ele disse:
“Senhoras, por favor, não se esqueçam de aplicar estes princípios de modéstia a eventos formais e casamentos. Em anos recentes, eu tenho sido cada vez mais afligido pelos vestidos imodestos de noivas e damas de honra nos casamentos que eu faço. Eu tenho observado várias moças do nosso meio que se vestiram modestamente durante toda sua vida, e que aparecem no dia do seu casamento com vestidos extremamente provocantes, expondo mais do seu corpo do que em qualquer outro dia de suas vidas.
Eu presumo o melhor sobre o que está acontecendo nos corações destas jovens. Eu não acho que elas foram à loja de vestidos de noiva determinadas a serem provocantes. Sem dúvida, elas só queriam um vestido que fosse elegante neste dia com o qual elas sonharam a vida toda. Quando uma noiva e sua mãe saem à procura de um vestido de noiva, elas estão, obviamente, pensando como... mulheres! Infelizmente, não há ninguém na loja que esteja pensando como um homem.
Eu gostaria de fazer uma proposta radical, meninas. Por que não levar seu pai com você para comprar o vestido do casamento? Se esta idéia é demais para você (ou para seu pai!) pelo menos pense na possibilidade de levar o vestido para casa e permitir que seu pai o veja antes de você fazer sua compra final.”
Nós não devemos simplesmente supervisionar os armários das nossas filhas, nós temos que ensinar-lhes a perspectiva de Deus sobre vestir-se com modéstia, e educá-las sobre as tentações dos homens.
A proposta de Todd pode ser radical para padrões culturais, mas é a norma bíblica. O padrão de modéstia e autocontrole não deveria mudar no dia do casamento de sua filha. Acima de qualquer coisa, deveria ser até mesmo mais importante para honrar a Deus nessa ocasião importantíssima.
Tendo três filhas casadas, eu sei os desafios exigidos para achar traje de casamento modesto. Porém, com muito tempo e esforço, pode ser feito. Como Todd mencionou, o papel do pai é crucial neste processo. Eu ajudei nossas filhas providenciando diretrizes para o uso de traje nupcial apropriado quando elas foram fazer compras com a mãe delas, e depois dando aprovação final às suas escolhas.
Mais uma vez, por favor, esteja alerta contra a tentação de ser farisaico com aqueles escolhem diferente de você. Se você acha que uma noiva está vestida imodestamente, o dia do casamento não é a ocasião apropriada para fazer um comentário sobre o vestido. Simplesmente alegre-se com ela na bondade de Deus mostrada no casamento dela.
Mas se você é uma noiva que está para se casar, ou o pai de uma filha que está se preparando para casar, eu espero que estes pensamentos o ajudem em seu esforço para planejar uma cerimônia que traga glória a Deus.

(1) Este é o quinto de sete trechos extraídos do capítulo sobre modéstia do livro Worldliness: Resisting the Seduction of a Fallen World (Mundanismo: Resistindo à Sedução de um Mundo Caído) - Ed. Crossway, 2008 - de C.J.Mahaney. O termo "modéstia" é usado aqui no sentido bíblico, significando "conformidade com os padrões morais e éticos do grupo social; pudor, decência".

(2) Carolyn Mahaney and Nicole Mahaney Whitacre, Girl Talk: Mother-Daughter Conversations on Biblical Womanhood (Wheaton, IL: Crossway Books, 2005), 141.

(3) Inspeção do Coração Modesto - lista que a esposa e filhas do C.J. postaram no blog delas com coisas que elas acham prudentes que as mulheres observem ao vestirem uma roupa.
C.J. Mahaney

Tradução: Priscila Bernardi Heyse e Ester Bernardi Marafigo

www.bomcaminho.com

Modéstia: A Preocupação de um Pastor - Parte 3

Faz quase dois mil anos desde que Paulo escreveu sua carta, mas 1 Timóteo 2:9 ainda permanece uma preocupação pastoral. Hoje o assunto é vestimenta imodesta e sensual mais do que traje ostentoso. É um enorme desafio tratar deste assunto. Eu sei do grande risco que corro de ser mal entendido ou ofender ao abordar este assunto, e da possibilidade de você sentir que estou pecaminosamente julgando ou acusando injustamente.
Por favor, saiba que eu não escrevo como alguém que se autonomeou um crítico. Eu sou apenas um pastor preocupado que sinceramente supõe que a maioria das mulheres cristãs que se vestem sem modéstia não tem consciência da guerra que os homens confrontam diariamente com a luxúria. Elas provavelmente não têm a menor idéia do que se passa na mente de um homem, e que efeito os seus corpos têm sobre os olhos e corações de homens jovens e velhos.
Mas eu não quero que ninguém continue ignorante depois de ler este capítulo. É por isso que eu quero que vocês ouçam dois homens jovens que representam tantos outros. Eu espero que as lutas e tentações deles - que não são exclusivas deles, mas comuns aos homens - a motivará a procurar modéstia e autocontrole por causa de seus irmãos em Cristo. Primeiro: um dia na vida de um estudante de faculdade que busca pureza:
Cada dia no campus é uma batalha. Uma batalha contra o meu pecado, uma batalha contra a tentação, uma batalha contra minha mente depravada. Todas as manhãs eu tenho que clamar por misericórdia, força e uma convicção renovada para fugir da luxúria jovem. O Espírito é fiel para trazer a renovação de que eu preciso, e para me preparar para guerrear contra meu pecado, mesmo assim tentações ainda existem.
Eu sou grato porque Deus me criou para ser atraído para mulheres. Porém, o campus é um campo minado carregado. Há moças em todos os lugares, e com certeza eu passarei por moças atraentes enquanto eu caminho entre as classes. Para passar pelo dia ileso, ou eu tenho que estar ativamente ocupando minha mente e espírito com oração, citando textos bíblicos, ouvindo músicas de louvor ou olhando para a calçada. Muitos dias eu preciso fazer todos os quatro para estar seguro.
O que as mulheres parecem não entender completamente é que a luxúria é uma tentação constante. É ininterrupta. É agressiva. E ela faz tudo que pode para conduzir os homens até a morte. E as mulheres tem a opção de ajudar ou impedir objetivo e propósito da luxúria. Às vezes quando eu vejo uma moça vestida provocantemente, eu digo a mim mesmo, "Ela provavelmente nem mesmo sabe que 101 homens vão devorá-la em suas mentes hoje. Mas, por outro lado, talvez ela saiba." Para ser honesto, eu não sei a verdade, a verdade sobre porque ela escolhe vestir-se deste modo, caminhar do modo que caminha, agir do modo que age. Eu não sei porque eu nunca me sentei com uma moça e perguntei por quê. Tudo que eu preciso saber é que o modo com que ela se apresenta ao mundo é isca para enrascar minha mente pecadora e eu preciso evitar isto a todo custo.
Como mulheres cristãs na igreja vocês podem ser uma bênção ou uma distração
Na maioria das vezes, a igreja serve como um refúgio para a constante represa da tentação para pecado. Porém, os membros da igreja ainda não estão livres do pecado, e há moças que são ignorantes e alheias às inclinações pecaminosas dos homens.
Eu tenho que confessar que até na igreja pode haver várias minas espalhadas. Para moças que são ignorantes, por favor, ajudem seu irmão em Cristo, e peçam a seu pai para examinar seu guarda-roupa. Pergunte a seu pai como você pode escolher melhor a santidade ao invés do mundanismo. Ele é homem, e ele sabe mais do que você sobre o assunto.
E para as moças que não seguem o padrão do mundo: obrigado. Obrigado mais de um milhão de vezes. Você está seguindo os mandamentos da Bíblia, e você está ajudando seus irmãos no processo.
Eu admiro a luta tenaz deste jovem pela santidade. E eu faço côro com ele na sua gratidão a todas as mulheres que escolhem vestir-se modestamente: obrigado mais de um milhão de vezes. Você está verdadeiramente servindo seus irmãos em Cristo por sua obediência à Palavra de Deus.
Como mulheres cristãs na igreja vocês podem ser uma bênção ou uma distração como o segundo jovem explica:
O lugar onde eu acharia que não teria que enfrentar tanta tentação é na igreja. Mas este nem sempre é o caso. Quando amigas minhas se vestem sem modéstia, isso definitivamente tem um efeito negativo na nossa amizade. Quando ela se veste imodestamente, torna-se difícil vê-la como uma irmã em Cristo. Há uma batalha constante acontecendo enquanto eu estou interagindo com ela. A comunicação se torna mais difícil, mas eu também estou tentando combater a tentação.
Eu também acho que algumas mulheres não estão conscientes de que até mesmo as pequenas coisas podem distrair muito os homens - mostrar uma pequena parte da barriga, ou até mesmo, usar uma bolsa que tem uma alça que fica entre os seios delas, etc.
Eu agradeço muito a Deus pelas amizades que Ele me deu no último ano e meio, e pelas mulheres piedosas em meu pequeno grupo. Eu aprecio muito o sacrifício que estas mulheres fazem para glorificar a Deus, e para servir e cuidar dos homens.
Eu ouvi uma história de uma das mulheres em nosso pequeno grupo que foi fazer compras e realmente gostou de uma camisa que ela estava experimentando. Entretanto ela pensou, "Não, eu não posso fazer isto com os homens." Essa foi a primeira vez que eu ouvi falar de qualquer coisa assim, e eu fiquei muito grato. É uma bênção tão grande ter amigas que se preocupam comigo o bastante para ser abnegadas e sacrificar o que poderia parecer atraente para me ajudar e ajudar outros homens a lidar com luxúria sexual.
O que as mulheres parecem não entender completamente é que a luxúria é uma tentação constante. É ininterrupta. É agressiva. E ela faz tudo que pode para conduzir os homens até a morte. E as mulheres tem a opção de ajudar ou impedir objetivo e propósito da luxúria.
Quando as mulheres se vestem modestamente, é atraente e me faz querer sair com elas. Eu acho a modéstia tão atraente e benéfica em amizades; faz com que seja mais fácil uma amizade ser centrada em Deus e não atrapalha o companheirismo.
Homens piedosos acham modéstia atraente. Eles apreciam mulheres que se vestem com autocontrole e moderação. Eles são gratos por mulheres que os servem ajudando-os combater a tentação de cobiçar.
Depois de ouvir sobre as lutas destes jovens, uma moça escreveu pra mim:
Eu tinha uma vaga idéia de que os homens eram mais afetados pela visão do que as mulheres. Mas eu nunca percebi como a tentação era dominante. . . Agora, sabendo um pouco do que os homens passam diariamente, eu tenho um desejo ardente de servir meus irmãos em Cristo. Eu quero fazer da igreja um refúgio para eles.
Graças à supervisão dos meus pais, não acho que o meu guarda-roupa é imodesto. Mas eu posso freqüentemente gastar muito tempo examinando minhas roupas, tentando ver como posso usar o que tenho para atrair os rapazes. Depois da sua mensagem, eu já não tenho o desejo de me vestir imodestamente. Pelo contrário, minha preocupação é proteger os rapazes e ajudá-los na sua caminhada com Deus. Eu não quero que minhas roupas ou comportamento os distraia de focalizar em Deus.
Eu espero que este desejo ardente de servir seus irmãos em Cristo caracterize toda mulher na igreja. Mas a igreja também deve ser um lugar onde o não convertido possa entrar vestido imodestamente e sentir-se acolhido calorosamente, não moralisticamente julgado. Entre mulheres cristãs, aquelas que se vestem imodestamente deveriam ser bondosamente corrigidas - não por pessoas farisaicas que tentam impor preferências pessoais, mas por aqueles que se consideram os piores pecadores, e que caridosamente supõe que o imodesto está fazendo aquilo por ignorância. Modéstia não é responsabilidade exclusiva dos pastores da igreja e suas esposas. É responsabilidade coletiva de todos os membros da igreja.

(1) Este é o quarto de sete trechos extraídos do capítulo sobre modéstia do livro Worldliness: Resisting the Seduction of a Fallen World (Mundanismo: Resistindo à Sedução de um Mundo Caído) - Ed. Crossway, 2008 - de C.J.Mahaney. O termo "modéstia" é usado aqui no sentido bíblico, significando "conformidade com os padrões morais e éticos do grupo social; pudor, decência".

Tradução: Priscila Bernardi Heyse e Ester Bernardi Marafigo